Confesso que sempre achei que muitos sintomas sentidos pelas gravidas era frescura, que estavam aproveitando da situação pra se beneficiar de algo, mas agora estou quebrando a cara literalmente! rsrsrsrs... Todo dia me surpreendo com uma coisa que me faz perceber que os órgãos do sentidos de uma gravida ficam mais aguçados, hoje por exemplo, quando abri a geladeira e bate os olhos nos kiwis não conseguir pensar em mais nada, não deu outra tive que comer, olhe que eu não gosto do tal kiwi em nada, nem no sorvete! Só que hoje come oito em uma sentada, com tanto gosto que salivava compulsivamente, sair totalmente da dieta, afinal o bendito kiwi é cítrico e como toda fruta cítrica que se prese proporciona uma bela dor no estômago, mas ainda bem que não tive nem se quer azia. Andei lendo sobre os desejos das gravidas,veja o que encontrei:
É muito comum ouvir falar que alguém ficou grávida e teve um desejo de comer uma comida bem estranha. A verdade é que o desejo não é apenas um capricho das grávidas para que seus maridos corram para encontrar o alimento, já que desta forma, impede que o bebê nasça com a aparência do alimento desejado, ou com alguma característica que lembre o desejo não realizado.Diversos elementos na gravidez podem levar a estes desejos, mas o mais comum é a alteração hormonal que ocorre nesta fase, principalmente no início da gravidez, ao qual os desejos alimentícios se tornam mais frequentes.
Os hormônios prolactina e progesterona são os dois grandes responsáveis pela alteração no apetite da gestante, além da mudança do ph da boca, o que explica o fator de deixar de gostar de alguns de seus alimentos preferidos e sentir vontade de comer outros que não gostava.
Um estudo ainda diz que a mudança no apetite pode surgir de uma necessidade nutricional. Por exemplo, a gestante está com alguma carência nutricional e então seu cérebro procura alimentos que possam satisfazer essa necessidade, que contenham os nutriente que estão em falta no corpo das mães, mas que são necessários para o desenvolvimento do bebê. Esta é uma das possíveis explicações para as misturas estranhas feitas pelas grávidas.Os desejos também podem estar ligados a sensibilidade provocada pela gravidez, onde as futuras mamães se sentem inseguras e precisam de uma demonstração de afeto e atenção por parte dos companheiros. Por isso que além de alimentar bem uma grávida, é necessário muita atenção e carinho.
E o último fator, que pode desencadear o desejo nas mulheres grávidas, é que comer causa um prazer a todos, e ainda mais nas grávidas que sofrem muito com as alterações hormonais. Portanto é importante satisfazer o desejo da grávida e mostrar preocupação, mas caso não seja possível encontrar o alimento não há problema, pois não há nenhum risco do bebê nascer com a aparência do alimento desejado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário